Álcool gel: A importância de uma boa higienização

Renann Felipe de Oliveira

Alguns produtos médicos e hospitalares devem sempre estar com a higiene em dia, como por exemplo, o uso do otoscopio e de um inalador, estes, além de passarem por higiene mais rigorosa, é preciso o uso do álcool em gel para ter certeza da eliminação de qualquer contaminação.

Estes cuidados garantem ao profissional de saúde e aos pacientes, total segurança contra qualquer tipo de infecção bacteriana.

Muitos profissionais e estudantes que fazem uso de ostocopio e inalador fazem uma higiene parcial nestes produtos médicos, esquecendo-se de aplicar o álcool em gel como garantia de total higienização, o que já foi motivos de grandes transtornos à equipe médica e principalmente a pacientes.

Sabe-se de casos de pacientes que necessitaram de alimentação parenteral e que devido à má higienização dos instrumentos utilizados, acabaram por serem contagiados com infecção generalizada, assim sendo, podemos perceber como é importante uma correta higienização de qualquer objeto que será manipulado.

Outro caso que podemos citar, são pacientes alérgicos que necessitam tomar inalação em hospitais e saem pior sem entender o motivo, e só depois descobrem que o que aconteceu foi o mau uso de um inalador não desinfetado.

Assim também como ocorre com médicos que fazem uso de otoscopio sem nem ao menos limpá-lo, proliferando bactérias otorrinas em diversos pacientes.

É necessário especial atenção com a higiene e manipulação destes produtos médicos e hospitalares, principalmente em locais que atendem crianças e idosos, já que, estes estão mais propícios a desenvolverem infecções, as crianças que não terminaram de tomar todas as vacinas principalmente, já que ainda não estão totalmente imunizadas e nos idosos, que depois de determinada idade tem a imunidade comprometida e mais chances de adoecerem.

É por estes motivos que recomendamos o uso do álcool em gel Rioquímica 70°, já que este é antisséptico. Muitos já aderiram a este uso, não só equipe médica em seus instrumentos e produtos hospitalares, alguns pacientes passam a fazer uso deste para desinfecção das mãos ao andar nas ruas e levam sempre consigo uma embalagem portátil.

Na dúvida, é sempre bom ter em mãos este produto. O álcool em gel permite uma correta e total higienização, além de não causar alergias, já que também é hipoalergênico.

Crédito: Fabiana Moura França